quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ensaio sobre a cegueira



Um romance de José Saramago, nos faz refletir e até certo ponto temer a humanidade.
Dirigido por Fernando Meirelles e produzido pelo Brasil, Japão e Canadá o filme nos trás de forma muito bem adaptada a obra do escritor português.

O livro e o filme trazem de forma impactante e de certa forma incômoda uma doença onde as pessoas ficam cegas. O primeiro caso se dá no Japão quando um motorista (Yusuke) não consegue mais dirigir por ter ficado cego, ao ir ao oftalmologista, o médico não descobre nada a respeito da pressuposta cegueira, e logo depois todos que tiveram contato com Yusuke ficam cegos também, sua esposa que o levou para o médico, o ladrão que roubou seu carro logo após ajuda-lo a chegar em casa, o médico e os pacientes da sala de espera do consultório - também ficam cegos. O governo trata a doença como uma epidemia e imediatamente coloca de quarentena os doentes, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados armados.


Muitas vezes a mulher do médico, que foi a unica que não foi contaminada pela doença mais se disse cega só para acompanhar o marido na reclusão, se perguntou quais são o valores da visão em um mundo de cegos ?


O livro apesar de sua filosofia, é grotesco, bruto e sujo, a descrição de um estupro coletivo de uma mulher que troca seu corpo por alimento, da mulher do médico que vê os cães comerem um cadáver, além do tormento psicológico e físico das personagens.
 O filme não retrata explicitamente essas cenas, mas não minimiza seu impacto.




LINKS :


TRAILER DO FILME

CENAS DO FILME

Por: Amanda Tarnowski





Nenhum comentário:

Postar um comentário